UFSCar cria Departamento de Integridade, Riscos e Controles Internos - DIRC/UFSCar
A UFSCar deu mais um passo importante para modernizar a gestão administrativa e otimizar o uso de recursos públicos: aprovou a criação do Departamento de Integridade, Riscos e Controles Internos (DIRC), que pretende atuar como eixo estratégico da Universidade, promovendo a melhoria contínua na gestão de riscos corporativos e implementar o programa de integridade a fim de prevenir, detectar, evitar, remediar e tratar eventuais atos de desvio ou inconformidade em relação às normas vigentes.
O DIRC deverá ajudar os gestores da Universidade a identificar e gerenciar riscos, planejar, coordenar e orientar matérias relacionadas à gestão de riscos e assuntos relativos à integridade pública nos quatro Campi da Instituição. A pretensão é alinhar a gestão de riscos com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFSCar.
Entre as atribuições do Departamento estão: propor o Plano de Gestão de Riscos e o Plano de Integridade da Instituição; monitorar a evolução dos níveis de riscos e a efetividade das medidas de controle implementadas; dar suporte à identificação, análise e avaliação de riscos dos processos organizacionais; oferecer capacitação continuada em gestão de riscos para os servidores; elaborar estratégias de comunicação de gestão de riscos; medir o desempenho da gestão de riscos objetivando a sua melhoria contínua; entre outras.